Como usar a cultura pop para humanizar marcas
O uso de cultura pop pode ser uma ótima ferramenta para criar marcas mais humanas e com um vínculo maior com o público alvo. Isso porque uma marca humana não é necessariamente aquela que bota o rosto de alguém em tudo, mas sim aquela que entende o comportamento humano e aplica isso na prática.
Mas o que é Cultura POP?
Cultura POP são as referências e elementos presentes no imaginário das pessoas. Geralmente esses elementos são trazidos através do entretenimento podendo ter características de conteúdo viral ou nostálgico.
O uso de cultura pop na sua marca pode ser a estratégia mais simples de conexão com os seus clientes, pois é uma forma de trazer elementos que são de fácil conhecimento desse público. Quase como se a sua marca conseguisse entrar na cabeça desse cliente.
E onde encontrar Cultura POP?
A cultura pop está presente em filmes, séries, novelas, livros, arte, reality shows e demais formatos de entretenimento. Mas também pode estar relacionada a memes e acontecimentos; e também a personagens e celebridades.
Dentro de todas essas fontes é possível retirar referências visuais, referências de comportamento e até referências musicais.
Um grande erro é achar que conteúdo envolvendo cultura pop precisa ser engraçado, envolvendo memes e piada. Não é sempre assim e é possível criar qualquer tipo de conteúdo utilizando cultura pop.
Conhecer a sua marca é importante
Usar cultura pop na sua marca pode ser um tiro no pé se você não souber o que está fazendo.
Primeiramente é preciso conhecer a sua marca a fundo e entender aquilo que funciona e não funciona pra ela. Qual é a personalidade da sua marca? Que tipo de conteúdo cabe ou não cabe para o perfil dela?
Depois de conhecer muito bem a sua marca é possível, sim, aplicar a cultura pop em vários formatos, como por exemplo:
- Conteúdo nas redes sociais: uma forma muito boa de gerar interação com o público.
- Produtos: sim, você pode criar produtos com referências da cultura pop, só tome cuidado com direitos autorais.
- Relação com cliente: marcas mais divertidas podem apostar em uma comunicação irreverente trazendo algumas referências. Mas lembre-se de entender o seu público antes disso.
Sugestões de conteúdo para Instagram
Como o Instagram é a rede que as marcas mais usam para se posicionar, eu separei algumas dicas de conteúdo para cada formato presente nessa rede social.
- IGTV: crie conteúdos mais densos como, por exemplo, uma análise de algum assunto do momento.
- Stories: faça conteúdo interativo, como enquetes, votação, caixinha de perguntas, etc.
- Feed/Reels: invista em conteúdo viral ou com toque de nostalgia.
Lembrando que independente da fonte de cultura pop e do formato escolhido, o importante é usar a criatividade e trazer esse conteúdo para dentro do universo da sua marca, ou seja, precisa ser um conteúdo que tenha relação com o seu nicho e público para que não fique algo incoerente com a proposta da marca.
5 passos para um conteúdo inteligente
Depois de tudo o que conversamos até aqui, preparei cinco passos para que você consiga criar um conteúdo de forma inteligente:
- Passo 1 – Conhecer a identidade da marca
- Passo 2 – Conhecer os interesses do público
- Passo 3 – Escolher uma fonte de cultura pop
- Passo 4 – Escolher um formato coerente
- Passo 5 – Testar e avaliar
Os passos 1 e 2 são importantes não só no uso de cultura pop, mas em qualquer estratégia e decisão dentro da sua marca. Eu abordei muito sobre esse assunto no meu e-book Base Digital. Nele tem inúmeros exercícios pra te ajudar a construir uma marca forte.
Os passos 3 e 4 são etapas definidas com base nos dois primeiros passos, pois é aqui que você vai definir aquilo que conversa melhor com o seu público e com o seu posicionamento.
Por último, o passo 5 é aquele pra botar em prática, mas não só botar em prática, precisa avaliar os resultados também. É testando que você vai descobrir aquilo que funciona ou não pra você.
Já me segue nas redes sociais?
INSTAGRAM | PINTEREST | TELEGRAM