theme-sticky-logo-alt

Posso usar foto no perfil profissional?

A resposta para essa pergunta é: depende! Tudo o que envolve posicionamento digital depende. Depende da sua intenção, depende do seu objetivo, depende da imagem que você quer passar, enfim, tudo depende. Usar foto ou usar logo no perfil profissional vai depender de muitos fatores. E é isso que quero que você analise com esse post.

Marca forte X Reconhecimento profissional

Essa é a primeira pergunta que você precisa se fazer: eu quero criar uma marca forte ou ser reconhecida como profissional?

Não tem resposta certa, são apenas objetivos diferentes. Se o seu objetivo é ser dona de uma marca que é lembrada e facilmente reconhecida, precisa investir na identidade dessa marca, começando pela foto de perfil.

Agora, se você quiser tornar a sua figura reconhecida, se você quer que o seu nome seja lembrado e que você seja a principal parte da sua marca. Vai fundo e coloca a cara no sol. Inclusive essa dica também vale pra quem tem a dúvida sobre usar o próprio nome ou criar um nome de marca.

E mesmo que você escolha a opção de marca forte, isso não quer dizer que você não vá ter reconhecimento profissional. Tudo pode ser bem trabalhado para que as duas coisas caminhem juntas.

Você X Equipe

Se você quer que as pessoas que trabalham pela sua marca também sejam parte dela como um todo, talvez não seja a melhor opção usar a sua foto no perfil, pois isso vai centrar todo o esforço dessa equipe em uma única pessoa.

Marca humanizada

Eu vivo ouvindo por aí que “pessoas se conectam com pessoas”. Mas isso nem sempre é uma regra. Se a sua marca for forte o bastante, a conexão ainda vai acontecer.

Existem várias marcas que nunca botaram um rosto e são super conectadas com o seu público. Quer um exemplo? NuBank! As pessoas super se conectaram com a marca, que inclusive carrega um sentimento de equipe por trás, mas a empresa nunca usou uma imagem que não fosse o próprio logo ou apenas as cores da marca.

Mas também existem marcas com grandes equipes que resolveram trazer um rosto para humanizar melhor a marca. Exemplo: A Natura e a Magazine Luiza, que criaram suas próprias influenciadoras digitais para dar vida a marca.

Cuidado na escolha da foto

Se depois de entender o seu objetivo você decidiu usar sua foto no perfil, aqui vão algumas dicas para levar em consideração na hora da escolha:

  • Evite fotos que pareçam “selfies”. Opte por uma foto que não pareça que foi você mesma que tirou.
  • Cuidado com o enquadramento. Evite fotos que cortem a sua cabeça ou que estejam muito próximas do seu rosto. Prefira as que tenham uma distância confortável, nem tão perto e nem tão longe.
  • Traga as cores da sua identidade de marca. Pode ser na cor do fundo, pode ser na sua roupa, em algum detalhe. Pense nessa foto como parte da sua identidade. Precisa ser uma foto que traga alguma lembrança pra quem vê.
  • Fuja de fotos muito escuras. Prefira fotos claras e que tenha um bom contraste nas informações.
  • Busque por iluminação natural na hora de tirar a foto.
  • Tente demonstrar sua personalidade através da sua expressão facial/corporal. Afinal, o cliente vai se conectar a partir da personalidade que essa foto transmite. Mostre pra ele o que ele pode esperar de você.

Por fim, o que eu posso dizer é: teste e observe os resultados!

 

Já me segue nas redes sociais?

INSTAGRAM | LUZZE | PINTEREST

Post Anterior
O que postar no Instagram de Arquitetura?
Próximo Post
Como saber se uma marca já está registrada?
15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://pramimpormim.com 300 0