theme-sticky-logo-alt

Como criar um blog do zero passo a passo

Se você tem uma marca, criar um blog pode ser um ótimo começo para construir autoridade no seu nicho e explorar todo o potencial da sua marca. Isso porque, os blogs permitem que você crie um conteúdo mais denso, demonstrando todo o seu conhecimento na área.

Ter um blog é uma ótima forma para resolver questões como se posicionar no Google, por exemplo, e atrair novos clientes. Além disso, você também pode levar o seu conteúdo para o Pinterest e captar ainda mais visualizações.

Mas se você não sabe como criar um blog, se prepare, pois irá sair daqui com o passo a passo completo para começar o seu blog ainda hoje. Vamos começar?

Como criar blogs

 

Passo 1: Comprar domínio para blog

O primeiro passo é garantir um domínio personalizado para o seu blog. Mas o que é domínio? Domínio é o endereço que as pessoas vão utilizar para acessar o seu site. O meu, por exemplo, é www.pramimpormim.com.

Você pode comprar o seu domínio através do Registro.br, que é um site bem conhecido para registro de domínios, ou pelo seu servidor de hospedagem (vamos falar dele no próximo passo).

Passo 2: Contratar serviço de hospedagem

O segundo passo para criar um blog é contratar um serviço de hospedagem. Você até consegue criar um blog gratuitamente, através do Blogger ou do Wix, por exemplo, mas eu, particularmente, não recomendo. Contratando um serviço de hospedagem você tem mais segurança sobre o seu conteúdo, além de conseguir utilizar ferramentas melhores para a produção do seu conteúdo.

Atualmente eu utilizo a hospedagem da Locaweb, pois gosto bastante do suporte deles. Mas existem vários provedores e você pode escolher aquele que se identificar melhor.

Passo 3: Instalar o WordPress para criar um blog

Caso você tenha optado por comprar uma hospedagem, você vai poder fazer a instalação do WordPress, que na minha opinião é o melhor sistema para criação de sites e blogs.

No seu próprio sistema de hospedagem você vai encontrar algum botão para a instalação do WordPress, mas caso não encontre, você pode entrar em contato com o suporte do seu provedor de hospedagem.

Passo 4: Escolher um tema para WordPress

Depois de instalar o WordPress, é hora de começar a configurar o visual do seu blog. Existem vários templates gratuitos para WordPress, mas também existe a possibilidade de comprar temas para WordPress e escolher algo que se adeque mais ao que você precisa.

Em ambos os casos você consegue fazer a instalação sozinho, mas se preferir, pode contratar um designer para cuidar dessa parte. Existem vários profissionais que fazem design de sites, inclusive eu.

Passo 5: Criar as páginas do blog

Depois de configurar o template WordPress escolhido, você pode começar a criar o conteúdo do seu site. O ideal é começar criando algumas páginas básicas, como por exemplo uma página sobre você, ou sobre a sua marca, e uma com as suas informações de contato.

Criar uma página de contato é extremamente importante. Lembre-se de colocar nela todos os seus pontos de contato, como e-mail e redes sociais, e se possível, acrescente um formulário de contato.

Caso você escolha criar um formulário de contato, não se esqueça de conferir com certa frequência se esse link está funcionando. O mesmo vale se você criar um link de contato para o Whatsapp.

Como criar um blog

Passo 6: Os primeiros posts ao criar um blog

Hora de soltar a criatividade e demonstrar todos os seus conhecimentos. Crie posts que estejam dentro do universo da sua marca e que sejam extremamente informativos para a sua audiência.

 

Faça pesquisas, acrescente links, adicione imagens e capriche no português. Também é legal pesquisar um pouquinho sobre SEO, ou se você não tem muito tempo para estudar sobre o assunto, pode apenas instalar o plugin Yoast SEO. Esse plugin já vai ter dar uma boa noção de como melhorar o seu texto e deixar ele mais atrativo para as pesquisas do Google.

Passo 7: Divulgar seu conteúdo

Por último, bora divulgar o conteúdo que você criou. Se você utilizou boas técnicas de SEO na construção do site e no desenvolvimento do conteúdo, já vai conseguir um bom posicionamento no Google, mas mesmo assim, pode ser legal explorar outras possibilidades.

Uma ferramenta que funciona muito bem para quem tem blogs é o Pinterest, pois lá você pode criar um post com uma imagem chamativa com link para o conteúdo que você criou. Nessa imagem, lembre-se de colocar o título do conteúdo e a categoria a que esse assunto pertence (você pode ver um bom exemplo aqui). Também é importante caprichar no título e na descrição desse post, colocando várias palavras-chave relacionadas ao assunto em questão.

Criar um blog pode mudar o rumo do seu negócio

Não é exagero! Ter um blog realmente pode te ajudar muito, pois ele te ajuda a construir autoridade, a se posicionar melhor, ser encontrado na internet e ainda é uma ótima forma de divulgar produtos e serviços.

Com esse super passo a passo tenho certeza que você vai conseguir criar o seu blog, mas caso fique alguma dúvida, você pode sempre deixar um comentário por aqui ou enviar um e-mail para pramimpormim@gmail.com.

Post Anterior
Valores de uma marca: como definir?
Próximo Post
Tipos de embalagens para o Natal
15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://pramimpormim.com 300 0