Como começar um Instagram do zero
O Instagram é, hoje, uma das maiores ferramentas de posicionamento digital para novos negócios. Se você está começando uma marca agora é importante estar presente online, principalmente no Instagram, pois é uma das redes mais utilizadas e onde muitos negócios estão se destacando. Então, fica nesse post que eu vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre como começar um Instagram profissional do zero.
Começar um Instagram é diferente de ter uma empresa
Antes de qualquer coisa é importante que você entenda que começar um Instagram não te faz ter uma empresa, mas ele pode sim ser um ponto de partida.
Eu acredito que é importante fazer testes e o Instagram pode ser uma ótima ferramenta para testar o seu negócio e quem sabe transformar ele em empresa lá na frente.
Sabendo disso, bora descobrir como iniciar o seu perfil!
Primeiros passos para começar um Instagram
A primeira coisa que você vai ter que pensar ao criar um perfil no Instagram é no nome de usuário. E como escolher o melhor nome de usuário? Simples! Você pode levar em consideração três detalhes:
- Precisa ser um nome fácil de escrever e fácil de lembrar.
- É melhor que ele não seja cheio de símbolos.
- Evite nomes compridos ou complicados demais.
Após escolher o nome de usuário, existem duas coisas que você precisa fazer antes de tudo:
- Mudar o perfil para conta comercial ou de criador de conteúdo (de acordo com o seu caso).
- Tirar o perfil do modo privado. Deixar ele aberto para que qualquer um possa visualizar e seguir.
O primeiro porque só com esse tipo de conta você terá acesso a dados sobre o seu público e engajamento.
E o segundo porque você precisa facilitar ao máximo a captação de clientes. Quando se usa um perfil privado, a pessoa que chega ao seu perfil não vai solicitar pra seguir você. Na maioria das vezes ela vai simplesmente desistir. Além de que se você demorar para aceitar o pedido ela pode até se esquecer o motivo pelo qual seguiu o perfil.
Então, mantenha o seu perfil sempre aberto!
Imagem de perfil
Uma das perguntas que eu mais vejo por aí sobre começar um Instagram é: “usar foto ou logo no perfil do Instagram?” E aí eu te respondo: depende! Depende da sua estratégia como marca.
Se a sua estratégia é ter uma marca pessoal, onde você é a cara da sua marca e você quer ser o grande destaque, use a sua foto no perfil. Já se a sua estratégia é que a sua marca seja o destaque, que a sua marca seja lembrada ou você tem uma marca que envolve mais pessoas, use o logo na imagem de perfil.
Mas não vou me aprofundar muito nesse assunto, pois já tem um post completo sobre isso aqui no blog.
O que colocar nos destaques do Instagram?
Você pode utilizar a ferramenta de destaques para complementar a descrição do seu perfil.
Enquanto na bio do Instagram você vai colocar uma breve descrição do seu negócio, nos destaques você pode aprofundar um pouco mais. Eu recomendo ter pelo menos esses três destaques abaixo:
- Comece aqui: Use esse destaque para falar sobre você e sobre a sua marca. Ou pra falar aquilo que o seu cliente PRECISA saber assim que conhece o seu negócio.
- Produtos/Serviços: Aqui você mostra aquilo que tem a oferecer. Caso sejam muitos produtos eu não recomendo colocar tudo em um único destaque. Talvez seja melhor separar em categorias.
- Bastidores: Não precisa mostrar tudo, mas mostre pelo menos os detalhes mais importantes dos seus processos internos. É uma forma dos seus clientes conhecerem como a mágica acontece.
O que escrever nos primeiros posts do Instagram?
É normal ter um bloqueio criativo na hora de começar os primeiros posts. Mas eu criei uma ordem que sempre funciona pra mim e vou compartilhar com vocês:
- Quem? No primeiro post você vai falar quem é você e porque resolveu o perfil.
- Por quê? No segundo post você vai compartilhar as suas crenças como marca e porque é importante aquilo que você está se propondo a apresentar no perfil.
- O que? No terceiro post você faz uma breve apresentação do seu produto/serviço.
- Como? Daqui pra frente, todos os posts se encaixam na categoria “como”. Agora você vai criar conteúdos informativos que se relacionem com as três primeiras perguntas que você respondeu. Recomendo ler o post sobre linha editorial para ajudar nesse tópico específico.
E antes que você me pergunte sobre usar ou não usar hashtags no Instagram, mais uma vez: depende!
Acredito que no início é sempre importante utilizar pra conseguir alcançar novas pessoas. Depois vai de você decidir se quer continuar alcançando novas pessoas ou se prefere o seu conteúdo sendo entregue para mais pessoas que já te seguem.
Não tem certo ou errado, mas lembre-se de escolher boas hashtags, fazer testes e descobrir o que é melhor pra você.
Use todas as ferramentas e acompanhe os resultados
Utilize todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza pra você. Primeiro pra você descobrir aquilo que funciona melhor para você e segundo pra ficar por dentro das tendências e o algoritmo gostar mais de você. Além de que, quanto mais ferramentas você usa, maior a interação que você terá com o seu público.
E não adianta só usar, precisa acompanhar os resultados também. Faça testes para tudo e acompanhe o que funciona e o que não funciona pra apostar mais naquilo que dá certo.
Por fim, recomendo pra você o meu e-book Base Digital, que é um guia perfeito para quem está começando e quer captar mais clientes através do Instagram. Você pode adquirir clicando aqui.
Já me segue nas redes sociais?