Como fazer um questionário de briefing no Google Forms
É muito comum a utilização de questionários de briefing em arquitetura e design, e existem várias formas de montar esses questionários. Uma delas é por meio da ferramenta de formulários disponível no Google Drive. Por isso, montei um passo a passo de como criar um questionário de briefing através dessa ferramenta incrível.
Antes de tudo, o que é briefing?
O briefing é um apanhado de ideias, solicitações e necessidades do cliente para a execução de um determinado trabalho. Pode ser usado em vários segmentos de mercado, mas é muito comum em áreas criativas, como arquitetura, artes e design.
Se você não tem ideia do que é, nunca viu um, você pode acessar a página de arquivos aqui do blog, lá você vai encontrar um link para visualizar o Clarão de Ideias (que é como eu chamo o questionário de briefing da @arquiteturaluze).
O Clarão de Ideias também foi feito com a ajuda da ferramenta de formulários do Google, e é exatamente isso que vou ensinar pra você hoje. Vamos lá?
Passo a passo do questionário de briefing
Pra facilitar, vou fazer uma lista de tudo o que você vai precisar fazer para montar um questionário bem redondinho dentro do próprio Google Drive. Então é só seguir todos os passos.
Passo 1 – Ter uma conta no Google
Se você já usa o Gmail, vai ser bem simples, você só precisa acessar o Google Drive, que fica no botão do Google Apps (no canto superior direito da sua tela do computador). Pelo celular, você pode acessar pelo próprio aplicativo Google Drive.
Se você não tem uma conta do Google, vai precisar criar uma para poder usar a ferramenta. Mas é bem simples, criando a conta você já tem acesso direto à todas as ferramentas.
Passo 2 – Criar um novo formulário
Agora que você já tem a sua conta do Google, basta acessar o Google Drive. Lá você vai ter a opção de adicionar um novo tipo de arquivo. Existem vários formatos, mas o que vamos utilizar é a ferramenta “Formulários Google”.
O caminho para criar o seu formulário é Novo > Mais > Formulários Google > Formulário em branco.
Passo 3 – Crie suas perguntas
O briefing precisa ter perguntas que te ajudem a entender o que o seu cliente precisa. Você pode ter perguntas diferentes para cada tipo de serviço, basta criar um formulário para cada um deles.
As perguntas podem ser sobre os gostos pessoais, estilos, necessidades, tudo que te faça entender a realidade do cliente e como o seu serviço pode ser aplicado.
O formulário do Google tem várias ferramentas diferentes. Além dos vários tipos de perguntas, você também pode colocar textos, imagens, tudo o que for deixar o questionário mais intuitivo para o seu cliente.
Você pode criar tópicos para determinados tipos de perguntas, colocando um título específico. Pode colocar textos para orientar melhor o seu cliente sobre como responder o questionário. Pode acrescentar imagens ou vídeos. As possibilidades são enormes, basta usar a criatividade.
No meu questionário, você deve ter visto, eu coloquei algumas perguntas para entender a visão estética do cliente. Para isso, criei uma imagem com várias imagens numeradas, coloquei essa imagem dentro de uma pergunta do questionário onde o cliente pode responder qual a imagem escolhida (ou as imagens) e escrever porque fez essa escolha. É uma forma de deixar o cliente falar sobre suas escolhas, em vez de só marcar uma opção.
Você pode ser criativo e explorar a ferramenta da melhor maneira possível. Faça alguns questionários de teste para conhecer melhor a ferramenta.
Passo 4 – Envie para o cliente
Quando estiver tudo pronto, você pode enviar o questionário para o cliente. No canto superior direito você vai encontrar um botão escrito “Enviar”. É só escolher a opção de encaminhamento que você prefere.
Pra visualizar as respostas, é só abrir o questionário e clicar na aba respostas. Lá você pode visualizar as respostas de todos os clientes juntos ou cada um individualmente.
Por fim…
O que você precisa considerar é que o questionário de briefing precisa tirar o máximo de informações do cliente, mas de uma maneira rápida e não muito cansativa. Por isso é importante mesclar perguntas escritas, com perguntas de seleção, imagens e etc.
Lembre-se que o briefing precisa ser funcional pra você e agradável para o seu cliente.
Já me segue nas redes sociais?