theme-sticky-logo-alt

Dicas de design para o post perfeito no Instagram

0 Comentários

O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos. Hoje, ele oferece uma infinidade de conteúdo criado por marcas e pessoas. E é importantíssimo que as marcas se proponham a aprender fazer um conteúdo mais informativo para atrair pessoas e fidelizar seguidores. Então, se você é empreendedor e quer gerar conteúdo com a sua marca, esse post é pra você. Vou dar algumas dicas de design que possam ajudar nesse processo de criação.

O que postar no Instagram?

Antes de partirmos para as dicas de design, quero que você tenha em mente que não importa a quantidade de conteúdo que você gera, mas importa a qualidade dele. Antes de criar qualquer post, pense nisso: esse post vai levar informação para alguém ou ele é só um post bonitinho?

Por mais que o post bonitinho atraia algumas curtidas, é o post informativo que irá trazer um engajamento maior, através de comentários, saves e compartilhamentos. Invista nisso!

Cores e fontes

Agora que você já sabe que tipo de conteúdo vai oferecer, é hora de pensar no visual. Os posts informativos precisam seguir a mesma identidade visual da sua marca. A identidade de marca é composta por vários elementos, entre eles, temos as cores e fontes. Tenha uma paleta de cores que seja a mesma paleta de cores da sua marca e aposte em dois, no máximo três, tipos de fontes para usar nesses posts.

Dicas de Design para Instagram

A paleta de cores ideal precisa ter uma cor principal, uma cor clara, uma cor escura, uma cor neutra e mais duas cores extras que conversem com o restante. Principalmente em posts de conteúdo, é importante que exista uma variação de cores para que você possa destacar informações ou criar elementos que complementem o post.

As fontes você pode ter uma fonte mais fina, uma fonte mais grossa (bold/negrito) e uma fonte cursiva (se achar necessário e combinar com a sua marca).

Proporção

Preste muita atenção na proporção do elementos. Lembre-se que a maioria das pessoas usa o Instagram pelo celular e é importante que todas as informações sejam visíveis sem precisar da ferramenta de zoom.

Assim como elementos muito pequenos, os textos com fontes muito grandes também podem ser desconfortáveis. Então pense da melhor maneira para que fique um post harmônico e proporcional ao tamanho do próprio post e do celular.

Os vazios também são importantes! Lembre-se de criar espaçamentos para separar informações e de deixar uma “borda” vazia no post, para que ele fique com as laterais livres e não pareça que as informações não cabem no post.

Claro que cada caso é um caso, essas são algumas dicas genéricas. Existem exceções, mas elas precisam ser muito bem pensadas, de preferência com alguém que saiba o que está fazendo e porque está fazendo.

Alinhamento

Não existe nada mais desconfortável do que um post bagunçado em que nada se conecta com nada. Pense nas informações e elementos como um aglomerado e coloque-os de forma que se relacionem entre si.

Não dá pra deixar toda informação jogada de qualquer jeito, precisa posicionar da melhor forma possível para o leitor não fique confuso e não saiba pra onde olhar. Defina linhas e pontos de encontro para que o post seja um elemento só.

Por fim…

Essas são regras básicas que podem te ajudar em vários aspectos que não só nos posts para o Instagram. São dicas de design que podem ser aplicadas a qualquer tipo de material.

Um livro que pode ser interessante para quem não tem interesse de trabalhar com design, apenas quer ter mais autonomia para criar seus próprios materiais, é o “Design para quem não é designer”. Ele explica essas regras básicas de maneira bem didática para que você possa visualizar de uma maneira mais intuitiva o que funciona e o que não funciona.

Enfim, me contem: vocês mesmos fazem os seus posts? Ou alguém cuida disso para vocês?

Já me segue nas redes sociais?

INSTAGRAM | LUZE | PINTEREST

Post Anterior
Cronograma de Projeto Arquitetônico – Download Grátis
Próximo Post
Como fazer um contrato de arquitetura

0 Comentários

Enviar uma resposta

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://pramimpormim.com 300 0